A Terapia Ocupacional é a profissão que atua na prevenção e na (re)habilitação do sujeito que, por alterações em seus componentes de desempenho ocupacional, isto é, alterações cognitivas, motoras, sensoriais ou afetivo/sociais deixa de executar seus papéis, funções e/ou ocupações do dia a dia (atividades de vida diária: comer, vestir-se, escovar os dentes, atividades instrumentais de vida diária: preparar lanches, usar Uber, administrar o dinheiro; lazer, educação, brincar e trabalho) interferindo negativamente em sua rotina e performance pessoal. Em resumo, o TO favorece com que o indivíduo realize, de forma mais independente e autônoma possível, as suas atividades cotidianas, como trabalhar, estudar, brincar, usar talheres, etc.
É a área da ciência dedicada ao estudo da mente e do comportamento humano. Atua no diagnóstico, prevenção e intervenção de acordo com cada caso, considerando a individualidade e a Psicopatologia. O principal objetivo da Psicologia é promover a qualidade de vida do ser humano em sua integridade, considerando aspectos biológicos, psicológicos e sociais.
O fonoaudiólogo é um profissional de saúde, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua de forma autônoma e independente nos setores público e privado. É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. Exerce também atividades de ensino, pesquisa e administrativas. É atuante em unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades, hospitais e maternidades, consultórios, clínicas, home care, domicílios, asilos e casas de saúde, creches e berçários, escolas regulares e especiais, instituições de ensino superior, empresas, veículos de comunicação (rádio, TV e teatro) e associações. Compõem-se por 14 especialidades, sendo elas: Audiologia, Linguagem, Motricidade Oral, Saúde Coletiva, Voz, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional, Gerontologia, Fonoaudiologia Neurofuncional, Fonoaudiologia do Trabalho, Neuropsicologia, Fluência, Perícia Fonoaudiológica, Fonoaudiologia Hospitalar.
A pedagogia é a ciência que tem como o objeto de estudo a educação, e o processo de ensino e aprendizagem. O pedagogo busca entender o que impede o aluno de aprender e busca entender as influências emocionais, sociais e afetivas que podem favorecer ou desfavorecer a aprendizagem do aluno. O trabalho do pedagogo, pode acontecer no espaço clínico e dentro do ambiente escolar, como em salas de aulas da educação infantil ao ensino fundamental I e professor de AEE (atendimento educacional especializado), e orientador escolar. O que esperar do trabalho do Pedagogo?
Ciência da saúde que tem por objeto de estudo o movimento humano e seu funcionamento adequado, avaliando, prevenindo e tratando as alterações genéticas, traumas e/ou doenças adquiridas nos órgãos e sistemas do corpo humano que afetem os distúrbios cinéticos funcionais (cinesia humana). Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas. fisiológicas, patológicas, bioquímicas, biofísicas, biomecânicas, cinesioterápicas, além das disciplinas sociais e comportamentais.
Contato